Especial

Detentos e servidores da SEJUS serão beneficiados com cursos do IFRO

Objetivo do projeto é formar cidadãos

Representantes da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) estiveram na tarde de quinta-feira, 11, na Reitoria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) para assinatura do termo de cooperação que visa promover cursos, via educação presencial ou à distância, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de extensão com o objetivo de levar formação profissional técnica aos reeducandos do Estado de Rondônia.

A cooperação objetiva também a concessão de estágio educacional obrigatório ou não obrigatório para estudantes dos Cursos Técnicos de Nível Médio, Superior ou Pós-Graduação regularmente matriculados no IFRO.

Durante a reunião, o reitor do IFRO explicou que “o foco desta parceria é que a oferta de cursos sejam regulares ou de formação inicial e continuada, para formação de servidores do quadro da Justiça do Estado de Rondônia e também para as pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, apenados e também egressos. O IFRO tem por objetivo formar cidadãos, capacitando pessoas em todos os níveis. É importante destacar que o Instituto Federal já desenvolveu ações de capacitação como no Programa Empoderamento da Mulher, com mulheres apenadas de Porto Velho. A proposta é dar continuidade a essas ações, ampliando-as. É o nosso papel social”, pontuou Uberlando.

Equipe do IFRO e da Sejus em assinatura do convênio

A Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, destacou as ações já realizadas em parceria com a Sejus. “Já realizamos diversos projetos e ofertamos vários cursos, tanto no campus, como também nas unidades prisionais. O objetivo deste termo é fortalecer ainda mais a parceria com a instituição, no sentido de oportunizar às pessoas apenadas, adolescentes em conflito com a lei e também egressos do sistema prisional, acesso à qualificação profissional e reinserção no mundo do trabalho”, disse.

Para a Secretária de Estado da Justiça, Etelvina Costa Rocha, a parceria é de extrema importância para o sistema prisional, abrangendo desde os encarcerados até os servidores públicos, que poderão ser contemplados com capacitações. “Essa parceria é fundamental para que façamos com que o sistema prisional tenha uma visão diferenciada, resgatando o homem encarcerado, trazendo-o de volta para a sociedade de uma forma efetivamente positiva”, ressaltou.

Participaram da reunião o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite; a Secretária de Estado da Justiça, Etelvina Costa Rocha; a Pró-Reitora de Extensão do IFRO, Maria Goreth Araújo Reis; o Coordenador do Sistema Prisional, Célio Luiz de Lima; o Gerente de Reinserção, Túlio Rogério de Souza Lima; o Chefe do Departamento de Extensão do Campus Porto Velho Calama, George Madson Dias Santos; a Coordenadora de Integração, Ensino e Sociedade do IFRO, Ghueisa Silva Ribeiro; a Chefe do Núcleo de Capacitação, Iza Celesti e José Ítalo (Assessoria Jurídica da Sejus).

Texto: Ascom IFRO

Etiquetas

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Fechar