O dia

Numa perspectiva de poder, riquezas e prazeres é possível uma mudança de vida para o ser humano em 5 min?

Confira a coluna do evangelista Jhonatas Renato

Na ótica bíblica, segundo o livro de Eclesiastes, em que o rei Salomão que foi o homem mais sábio de sua época (2 Crônicas, Capítulo 1, versículo 12), faz uma análise de suas experiências vividas já no fim de sua vida e reinado, observando a vida humana e os acontecimentos cíclicos repetidos na natureza, podemos aprender muito e encontrar um caminho de acertos, evitando escolhas que possam nos frustrar, tendo assim uma resposta para o questionamento acima.

O sábio rei Salomão começa sua análise no início do livro de Eclesiastes demonstrando uma certa frustração com a vida nas afirmações onde diz: vaidade de vaidades! É tudo vaidade (Eclesiastes, 1.2). Ao analisar todas suas escolhas ao longo de sua vida, acertos e erros, ele demonstra que experimentou tudo e pensou sobre tudo, buscando a felicidade no que achava ser bom: mulheres (teve todas que desejou, sendo mil no total – 1 Reis, 11.3); bebedeiras; construiu vários palácios para morar, jardins e pomares; sendo que foi o homem mais rico, poderoso e destacado na sociedade de sua época (Eclesiastes, 2.3-10). Concluindo que tudo isso passa e perde o valor não passando de ilusão do homem, sendo como correr atrás do vento (Eclesiastes, 2.11).

Salomão também se frustra ao imaginar que após tanto trabalhar e usar sua sabedoria, acumulando muitas riquezas, tudo ficaria para seu sucessor quando parecesse (Eclesiastes, 2.18).

Após analisar tudo isso, Salomão conclui que o que realmente importa ao homem é temer a Deus e praticar os seus mandamentos, porque esse é o dever de todo homem. Porque Deus há de julgar toda obra, até tudo o que está encoberto, quer seja bom ou mal (Eclesiastes 12.13-14).

Com base nesses argumentos a resposta para a pergunta do título pode ser sim ou não. Só depende de nós, se escolhermos a conclusão de Salomão e tomarmos a decisão de viver o que texto conclui, com certeza podemos desfrutar de uma ótima mudança em nossas vidas. Onde se entende que na presença de Deus existe a verdadeira paz, confiança, descanso, alegria e vida, sendo esse o melhor caminho. E um dia lá na frente ao ver os frutos da sua obediência a Deus se lembrará que tudo começou através da leitura desse texto que demorou menos de cinco minutos.

JHONATAS RENATO ALVES PIRES, engenheiro agrônomo da SEDAM, Evangelista da Igreja Metodista Wesleyana/Central – Vilhena/RO

Artigos relacionados

Fechar