
A Secretaria de Estado de Finanças do Estado de Rondônia (Sefin) lançou um programa chamado “Melhor Hora”, cujo objetivo é informar a população do Estado sobre os horários de maior concentração de pessoas em farmácias e mercados nos principais municípios rondonienses.
O projeto tem como finalidade contribuir com a redução na aglomeração de pessoas nesses tipos de estabelecimentos a fim de reduzir os casos de contaminação pelo coronavírus.
De acordo com a Sefin, o indicador “Melhor Hora” é estabelecido com base na data e hora de gravação no banco de dados da Secretaria das Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica – NFCe emitidas pelos estabelecimentos cujas classificações principais no cadastro de Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE sejam 4711301, 4711302, 4771701, 4771702 e 4771703.
Utiliza-se como parâmetro principal a média (medida de tendência central estatística) de NFCe’s gravadas no banco de dados da Sefin a cada 10 minutos, nos últimos 7 dias, no intervalo entre às 6h e 22h.
Com base na média (definida como parâmetro de 50%), ao intervalo atual de 10 minutos é atribuído um valor que representa a sua variação em relação a ela.
O consumidor deve ficar atento, contudo, a possíveis distorções, pois notas emitidas em contingência e depois transmitidas para a SEFIN, bem como eventuais atrasos no processo de carga, podem afetar o indicador.
Além disso, a ocupação de alguns estabelecimentos também pode apresentar diferenças significativas quando comparado ao Melhor Hora.