DestaquePolítica

Governo sinaliza possibilidade de revisão do lockdown, mas não apresenta data e clima de insegurança permanece

As instituições não sabem como se posicionar; incertezas só agrava situação

Ainda não há um consenso entre Governo do Estado e municípios com relação à determinação de lockdown em 24 municípios de Rondônia. Em que pese o fato de que o fechamento do comércio deveria começar a valer nesta quarta-feira, 1, prefeitos de diversos municípios, vereadores, associações comerciais e até mesmo a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) se posicionaram contrários à medida e solicitaram revisão da lista a fim de que alguns municípios sejam retirados da faixa de cobertura da determinação impetrada pelo governador Marcos Rocha (sem partido).

Uma audiência virtual foi realizada nesta quarta, organizada pela Associação Rondoniense dos Municípios (Arom) para que fosse determinado um consenso acerca do assunto, porém o encontro ressoou apenas as insatisfações dos prefeitos com relação à medida.

Participaram da reunião representantes do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), Ministério Público (MP), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) e deputados estaduais. O secretário de estado da saúde, Fernando Máximo, relatou que a decisão do lockdown foi tomada de forma técnica, com levantamento de dados acerca da ocupação dos leitos de UTI, além do quantitativo de casos confirmados da última semana.

Ficou nas entrelinhas, no entanto, um acordo de revisão da determinação. O problema agora está na insegurança causada pela falta de posicionamento, uma vez que o decreto do Governador já está em vigor, mas o próprio governo do Estado sinalizou possibilidade de revisão da medida. No cumpre ou não cumpre, a população não sabe o que fazer e os comerciantes continuam perdidos.

Etiquetas

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar