Cultura e entretenimento

Festival de cinema valoriza produção audiovisual de RO

O Festival de Cinema Rondoniense Guaporé exibiu 14 filmes produzidos em Rondônia.

Com objetivo de valorizar e fomentar o mercado audiovisual de Rondônia foi realizado entre os dias 27 a 31 de março a primeira edição do Festival de Cinema Rondoniense Guaporé através de lives.

O festival contou com a exibição de 14 filmes produzidos em Rondônia e foi coordenado pela jornalista e produtora cultural Andréia Machado que informou que além de valorizar os talentos regionais, o evento também proporcionou a capacitação e formação gratuita através da realização das oficinas de produção de cinema, direção de vídeo documentário e de fotografia.

Segundo Andréia Machado, o festival contou com uma programação diversificada com filmes com classificação livre e interpretação de libras. A produtora informou que mais de 10 mil pessoas acompanharam as lives do festival.

De acordo com Andréia Machado, o projeto do festival foi contemplado no Edital Nº 80/2020/SEJUCEL-CODEC –1ª Edição Pacaás Novos do Edital de Chamamento Público Para Difusão De Festivais, Mostras e Feiras Artísticas E Culturais, No Eixo I -Item VI Audiovisual, com Recursos Governo do Estado de Rondônia/SEJUCEL/FEDEC/RO, por meio da Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc) Governo Federal.

Entre as obras exibidas no festival estão: A Festa de São João na Comunidade Quilombola de Pedras Negras, Rio da fé, Palhaço Peteleko, Sinfonia Para Teotônio, Os Nambiquara e o Ritual da Menina-Moça, Maculelê: valorizando a cultura negra, Semear, Memórias de um seringueiro rondoniense, Luthier vilhenense constrói instrumentos musicais e conquista sucesso, Vozes da Memória, Hatisu : História da memória, Caminhos de um sonhador , Nazaré Encantada, Requilombo artes das ruas.

“As obras apresentadas no festival foram produzidas em vários municípios de Rondônia, com temas diversos para difundir e promover a diversidade cultural do nosso Estado”, disse Andréia Machado.

O festival foi transmitido através de lives no Facebook Festival de Cinema Rondoniense Guaporé, do Ponto de Cultura e de Mídia Livre Serpentário Produções e no canal do Serpentário Produções.

“Agradeço a todas as pessoas que prestigiaram o evento e assistiram as lives do festival e aos produtores culturais que nos ajudaram a fazer um lindo festival com seus filmes maravilhosos. Rondônia tem muitos talentos no audiovisual e todos estão de parabéns”, disse Andréia Machado.

Texto e fotos: Assessoria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo