Destaque

2 mortos, 2 feridos e 7 foragidos durante fuga de presídio em Rondônia

Policiais penais perceberam momento da fuga

Por volta das 12:30h deste domingo, 2, após o encerramento do fornecimento da entrega de alimentação para os apenados internos na Unidade Prisional de Ariquemes, localizada na LC-75, área rural, momento em que se ouviu o alarme da sirene da torre 03, que foi acionada pelo policial penal do posto.

Os demais policiais penais que se encontravam na base 03 deslocaram-se para a parte dos fundos da carceragem para verificar o que ocorria, momento em que constataram que uma fuga acontecia.

Os servidores prontamente efetuaram disparos de arma de fogo calibre 12, munição não letal, no intuito de advertir os fugitivos para que cessassem a fuga,  contudo os apenados não se intimidaram com os disparos realizados, e continuaram deslocando-se para os alambrados.

O apenado Wederson Souza da Silva, que estava na cela B-14, no momento em que pulava os obstáculos, caiu entre os alambrados e lá ficou imóvel. Com o apoio da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi removido do local e foi constatado que já se encontrava sem vida.

O apenado Aguinaldo Brasil de Oliveira,conseguiu pular os alambrados, porém quando começou a entrar no matagal que fica nos fundos da Unidade Prisional, caiu ao solo e lá ficou.

Com a chegada da Perícia Criminal, que foi até o local que se encontrava o corpo, foi constatado o óbito deste apenado. Foi examinado que as celas B-14 e B-18, estavam serradas.

Com a chegada do Diretor Geral da Unidade, foi realizada conferência nominal nas celas da carceragem B, com o apoio dos servidores plantonista e os servidores da missão que se encontravam de folga, onde foi constatada nas celas B-14 e B-18, a ausência dos seguintes apenados, os quais encontram-se foragidos:

– CARLOS ALBERTO SANTANA SANTOS;

– MIQUEIAS PEREIRA DA SILVA;

– RAFAEL FONSECA DE PAULA;

-LUAN HENRIQUE FELIPE CASSOL;

– ERIVAN ANDRADE DOS SANTOS;

– DIEGO GOMES DA SILVA;

– DHIONE COSTA DOS SANTOS.

 Os apenados Leandro Ferreira De Oliveira e Willian Aparecido Garcia, na tentativa de fuga, se lesionaram ao pular o alambrado.

Estes foram socorridos pelo SAMU e encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação com a equipe médica de plantão e logo após, encaminhados escoltados para o Hospital João Paulo II em Porto Velho, em virtude da gravidade das lesões que sofreram ao pular os obstáculos.

Os corpos dos apenados em óbito foram removidos pela funerária de plantão e entregues no Instituto Médico Legal para exame de corpo delito e posterior liberação para os procedimentos fúnebres.

O registro do Boletim de Ocorrência Policial sob n° 113.353/2020 ressalta que a unidade em questão foi projetada para acomodar 196 internos, sendo que na data da fuga abrigava o total de 590 apenados, com o efetivo de apenas 12 Policiais Penais.

 

Fonte
Texto e foto: Ariquemes 190

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo