DestaqueO dia

Vilhena se aproxima de mil já testados no município: Saúde explica funcionamento de testes rápidos

Moradores do bairro Cristo Rei foram examinados na manhã desta sexta-feira, 5 de junho

Com o aumento de testes na cidade para covid-19, o município se aproxima da marca de mil pessoas já testadas. Na manhã desta sexta-feira, 5 de junho, mais 150 vilhenenses fizeram o teste rápido de covid-19 em formato de drive-thru, na avenida Melvin Jones, no Cristo Rei. Somados aos 529 testes de PCR e os outros 300 já realizados nos primeiros dois dias de testagem rápida, Vilhena registrou, até o momento, 979 pessoas testadas.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que os bairros que receberão pontos de testagem não serão divulgados previamente pois o intuito determinado pelo Governo do Estado para estes testes rápidos é realizar um mapeamento da doença no município. Para tanto, o exame acontece de forma randômica, com o objetivo de identificar especialmente aqueles que estão assintomáticos. Seguindo um protocolo do Governo do Estado, a expectativa é testar cerca de 5 mil pessoas desta maneira nos próximos 30 dias.

O a grande região do Cristo Rei e seus entornos já apresentou vários casos: 3 no Cristo Rei (sendo dois já recuperados e um ativo), 1 no Marcos Freire (recuperado), 1 no Bodanese (óbito), 2 no Setor 29 (ativos), 1 no Setor 19 (recuperado) e 1 no Moisés de Freitas (ativo).

Os bairros onde os testes serão aplicados são selecionados pela Vigilância Epidemiológica. Tem chamado a atenção dos profissionais de Saúde a incidência de positivos nos testes que não têm sintomas característicos da covid-19, o que dificulta seu diagnóstico clínico, apesar de já serem capazes de transmitir.

“Existem pessoas que estão com o novo coronavírus, não manifestam sintomas e estão circulando na cidade. Então, é justamente para diagnosticar o quanto antes esses possíveis pacientes que estes pontos de testagem foram montados. Quero lembrar também da importância de todos usarem máscaras, lavar as mãos e seguir todas as medidas de segurança que já foram divulgados para vencermos essa doença”, afirma o prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês.

Para segurança dos pacientes e dos profissionais de Saúde, os exames estão sendo feitos em formato drive-thru, onde o morador não precisa descer do veículo para ser testado. O resultado é revelado no equipamento dentro de 15 minutos.

“Quero agradecer à equipe da Saúde que vem  trabalhando incansavelmente e se dedicando para salvar vidas nesse período de pandemia tão difícil e fazer um pedido: tomem as medidas de prevenção e se puder fiquem em casa”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Afonso Emerick.

Ao todo são testadas 150 pessoas por dia. Este é o segundo dia de aplicação de exames em drive-thru e o terceiro de uso dos testes rápidos. Pelo menos 5 pacientes assintomáticos foram identificados por esses testes nos dois primeiros dias da ação. Os pacientes estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Saúde. As famílias desses pacientes também estão em monitoramento.

Fonte
Semcom
Etiquetas

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar