Cultura e entretenimento

Correios comemoram 12 anos do Postal Braille, serviço que garante cidadania e dignidade a cegos

Serviço foi implantado no dia 5 de outubro de 2007

Há exatos 12 anos, com a finalidade de garantir dignidade e promover cidadania, os Correios criaram a Central Braille, uma divisão da empresa pública que traduz correspondências a pessoas cegas que autorizam a abertura de suas correspondências para a garantia dos serviços. De acordo com o órgão, o serviço chamado Postal Braille já transcreveu mais de 30 mil correspondências para o código braille como meio de garantir mais acessibilidade à população que depende desse tipo de serviço.

Ainda de acordo com os Correios, o setor transcreve, em média, 180 correspondências por mês, e o estado que mais utiliza os serviços é Minas Gerais, seguido pelo Rio Grande do Sul. O órgão explica que São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Sergipe também são consumidores do serviços, porém em menor quantidade.

Para aderir ao serviço, é necessário entrar em contato com os Correios para fazer um cadastro e aí então o serviço passa a ser disponibilizado ao cliente. Os prazos para entrega, no entanto, segundo o portal dos Correios, são no máximo o dobro do prazo do serviço conforme o objeto postado – Carta Comercial, Carta Não Comercial e Cecograma, acrescido de dois dias úteis.

No caso de contas, por exemplo, as informações principais como valores, dados pessoais e descrição da dívida são transcritos para o braille. Outro fator importante levado em consideração pelos Correios na execução deste projeto é o sigilo de correspondência, que neste caso pode ser violada – a lei não permite a violação de correspondência – porque tem o aval tanto do emissor quanto do destinatário.

Etiquetas

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Fechar