DestaqueEspecial

Com mix de sentimentos, profissionais da saúde homenageiam colega morto por causa do coronavírus e comemoram alta de paciente que venceu a doença

197 profissionais da saúde em Rondônia foram contaminados pelo vírus

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou nesta semana que 518 profissionais da rede estadual estão afastados dos trabalhos em decorrência da pandemia do coronavírus. Deste total, 197 foram contaminados e contraíram a covid-19, doença causada pelo vírus.

Na manhã da terça-feira, 5, a equipe de profissionais do Hospital de Base Ary Pinheiro (HBAP) prestaram homenagem ao maqueiro Evandro do Nascimento Mendonça, 57 anos, que morreu em decorrência da doença.

Servidor há mais de 30 anos na unidade, ele morreu na madrugada do dia 5 e estava internado há pelo menos 15 dias na Assistência Médica Intensiva 24 horas.

O maqueiro Evandro (dir.) era considerado um colega querido pelos companheiros de trabalho – foto: Daiane Mendonça

O governo do Estado de Rondônia informou que está trabalhando na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os profissionais de saúde. A assessoria do governador Marcos Rocha relatou que mais de 100 mil máscaras N95 com fator de proteção PFF2 que garante 95% de eficiência de filtração de partículas maiores que 0,3µm (micrometros), foram adquiridas e distribuídas às unidades estaduais hospitalares. Além de kits de proteção como macacões impermeáveis e aventais.

Emoções à flor da pele

Joaquin Ferreira em foto com profissionais da saúde no Ary Pinheiro ao receber alta depois de vencer o coronavírus – foto: Assistência Médica Intensiva

Mesmo abalados com a perda do companheiro de trabalho, os servidores do Ary Pinheiro comemoraram a vitória do paciente Joaquim Ferreira, 57 anos, que estava internado desde janeiro. Morador do município de Theobroma, ele procurou a unidade de saúde por causa de problemas cardíacos. No dia 27 de abril ele foi transferido para a AMI 24h, após ter testado positivo para Covid-19, onde permaneceu até superar a doença e receber alta, que aconteceu na tarde desta terça-feira, 6.

Os profissionais de saúde comemoraram a alta do paciente.

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo