Especial

Ciclo de palestras marca Semana Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Para fechar o período alusivo a parcela da população que enfrenta algum tipo de impedimento devido à sua condição física ou mental, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove nesta quinta e sexta-feira (07 e 08) programação com uma série de palestras proferidas por especialistas, além de atividades culturais. O evento está sendo organizado pela presidente do conselho, Leonira Ofrunã Rodrigues, que será uma das palestrantes. O I Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Vilhena acontece no Centro Maximiliano Kolbe, no Jardim América, e contará com 250 participantes já inscritos.

A programação terá início às 19 horas da quinta-feira 07, com solenidade de abertura seguida de apresentação cultural dos alunos inclusos da Escola Felipe Rocha. Em seguida acontece a primeira palestra do noite, com o tema “Direitos das Pessoas com Deficiência”, proferida pela advogada Renilda Oliveira Ferreira. A seguir haverá outra apresentação artística, desta vez com alunos inclusos da Escola Iquezinha, com música em libras.

A seguir mais duas palestras, a primeira proferida pela própria presidente do CMDPD, Leonira Ofrunã Rodrigues, que trata dos Desafios da Inclusão no Século XXI, e depois a professora Iracema Pereira de Souza falará sobre o tema da acessibilidade e Vilhena. Às 22 horas será servido um coffe break para encerrar o primeiro dia da programação.

Na sexta-feira o fórum retoma às 19 horas, com apresentação dos alunos inclusos do Colégio Cívico-Militar Almirante Tamandaré. Logo em seguida vem a palestra “Acolher é o Poder de Encantar-se com as Diferenças”, ministrada pela professora da capital Dulcilene Saraiva Reis. Depois haverá teatro temático, dirigido por professores da Escola Martinho Lutero, tendo como assunto a premissa de que a maior deficiência é a deficiência de amar. Fechando o ciclo haverá apresentação sobre as ações dos conselho que realiza o evento e outras entidades ligadas a temática.

A organizadora detalha que o fórum tem como objetivo promover a integração entre as pessoas com deficiência, seus familiares e a sociedade; bem como o fortalecimento da inclusão social, e a partir das reflexões propor ações efetivas na luta pela inclusão das pessoas com deficiência, principalmente na acessibilidade e construção de um sistema educacional e profissional inclusivo, transformando as políticas e práticas em atitudes concretas para assegurar o acesso à educação e ao mercado de trabalho.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar