
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) precisou ir a público desmentir uma informação que tem circulado pelas redes sociais em Rondônia dando conta de que a força policial teria montado barreiras pela BR-364, notadamente próximo a Porto Velho com a intenção de proibir a circulação de veículos de pequeno porte e coletivos a fim de reduzir a contaminação causada pelo coronavírus.
Diversos áudios circularam por aplicativos de mensagens “informando” que a PRF já estaria em campo proibindo a passagem de automóveis e ônibus. Desde a noite deste domingo, 7, a PRF já havia anunciado que os áudios eram mentirosos.
A falsa informação compartilhada de forma maldosa pelas redes sociais causou não apenas desinformação, mas congestionamento das linhas de telefone da PRF destinadas exclusivamente para emergências. A superintendência do órgão em Rondônia informou que a fake news fez com que inúmeras pessoas ligassem para o 191 (este número é exclusivo para contato em casos de emergências nas rodovias federais) em busca de informações acerca dos bloqueios falsamente criados pelos criadores da informação mentirosa.
