DestaqueEspecial

Fake news: PRF desmente boatos e nega fechamento da BR-364 em Rondônia

Áudios foram compartilhados em redes causando desinformação e dúvidas entre as pessoas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) precisou ir a público desmentir uma informação que tem circulado pelas redes sociais em Rondônia dando conta de que a força policial teria montado barreiras pela BR-364, notadamente próximo a Porto Velho com a intenção de proibir a circulação de veículos de pequeno porte e coletivos a fim de reduzir a contaminação causada pelo coronavírus.

 

Diversos áudios circularam por aplicativos de mensagens “informando” que a PRF já estaria em campo proibindo a passagem de automóveis e ônibus. Desde a noite deste domingo, 7, a PRF já havia anunciado que os áudios eram mentirosos.

A falsa informação compartilhada de forma maldosa pelas redes sociais causou não apenas desinformação, mas congestionamento das linhas de telefone da PRF destinadas exclusivamente para emergências. A superintendência do órgão em Rondônia informou que a fake news fez com que inúmeras pessoas ligassem para o 191 (este número é exclusivo para contato em casos de emergências nas rodovias federais)  em busca de informações acerca dos bloqueios falsamente criados pelos criadores da informação mentirosa.

 

 

PRF desmentiu informação disseminada de forma maldosa pelas redes sociais – foto: reprodução/PRF

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo