DestaquePolítica

Vereador questiona secretário de saúde, governador e manda recado a deputado: “Abre o olho, Fúria!”

Jabá Moreira rebateu informações do governo do estado acerca do número de leitos de UTI em Cacoal

O vereador Jabá Moreira (PRÓS) desceu o porrete no secretário de estado da saúde, Fernando Máximo durante sessão ordinária desta segunda-feira, 8, em Cacoal. O parlamentar cacoalense utilizou um cruzamento de dados informados pelo próprio Governo do Estado acerca do número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional para contra argumentar a informação de Fernando Máximo de que o município, segundo o vereador, “ganharia” dez novos leitos do Governo do Estado para o combate à covid-19.

Jabá disse na tribuna que fez um levantamento junto a profissionais de saúde do próprio hospital e chegou à seguinte informação: “O hospital tem atualmente 18 leitos de UTI para adultos, dos quais 16 são destinados ao combate à covid-19. Deste total, apenas 12 estão funcionando porque falta bombas de infusão e ventiladores pulmonares. Há também 9 leitos pediátricos”, explicou o vereador.

O parlamentar cacoalense relatou, ainda, que participou de uma reunião no sábado, 6, onde restou comprovado, segundo ele, que a informação de que o município receberia mais dez leitos não é verdadeira. O vereador acusou o governo do estado de acabar com os leitos pediátricos. “Eles vão anunciar que agora são 22 leitos, mas eles acabaram com os leitos pediátricos. Isso é uma vergonha, uma demagogia desse secretário mentiroso, incompetent”, acelerou Jabá contra Fernando Máximo.

Jabá ainda fez um questionamento acerca dos recursos que a saúde Rondoniense recebeu. “Cadê os R$ 60 milhões que o senhor recebeu, secretário? Compre pelo menos as bombas de infusão e ventiladores pulmonares que estão em falta aqui no hospital”, criticou.

O vereador acusou Fernando Máximo e o governador de Rondônia, Marcos Rocha (sem partido) de fazem politicagem acerca das questões relacionadas à pandemia. “Mais de 70% destes testes rápidos são furados. O Estado comprou esses testes que não são reconhecidos pela Anvisa, só pra fazer politicagem”,  disparou.

Abre o olho, Fúria!

O vereador teceu críticas, também, contra o deputado estadual Cacoalense, Adailton Fúria (PSD) que é presidente da comissão de saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO). “O Fúria não tinha limites pra cobrança quando era vereador. Ele começou muito bem o mandato de deputado, mas agora está calminho, mais tranquilinho. Na reunião de sábado veio falar que não adiantava brigar. Você pensava no povo antes. Em que será que está pensando agora além de você mesmo?” criticou o vereador.

Jabá aproveitou seu discurso para alfinetar o deputado Fúria. “Procure pelo menos saber pra onde foram os R$ 60 milhões e por que não chegaram as bombas da UTI. Abre o olho, Fúria, pois quem acompanha mentiroso, mentiroso também é”, disse o vereador sobre a aliança entre Fúria e o governador Marcos Rocha.

Veja abaixo vídeo do discurso de Jabá.

Posted by Jabá Moreira on Monday, June 8, 2020

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo