Especial

Vacinação contra sarampo já tem data marcada; veja locais

Para vacinar é preciso levar o cartão do SUS e a carteira de vacinação, que pode ser atualizada

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo já começou em Vilhena através das ações da Prefeitura. Até o dia 25 de outubro todas as pessoas de 6 meses a 49 anos devem ser vacinadas. O dia D de vacinação ocorre no dia 19 de outubro, sábado, das 8h às 17h, em todos os postinhos de saúde do município.

“O objetivo da campanha é vacinar o maior números de pessoas para eliminação do vírus no município. Quem for vacinar, deve procurar um postinho de saúde, levar o cartão do SUS, e a carteira de vacinação. Além das vacinas da campanha, os agentes de saúde vão verificar a necessidade de aplicação de doses que estão pendentes no cartão de vacina de cada um”, explica Ana Carla Andreola, coordenadora da Atenção Básica.

A vacina é contraindicada para gestantes, uma vez que contém o vírus vivo do sarampo, logicamente atenuado para fins de combater a doença no organismo

Sueli Aparecida da Silva, coordenadora do setor de imunização, lembra que Rondônia teve no último ano apenas dois casos de sarampo, sendo um em Vilhena. “Os dois foram ‘importados’, o que significa que as pessoas foram contaminadas em outros estados, mas moram aqui. O Ministério da Saúde não estabeleceu meta quantitativa de vacinações, mas determinou que sejam imunizados 95% da população de 6 meses a 49 anos sem comprovação vacinal”, completa.

Dia especial

O dia D é uma forma de facilitar o acesso das pessoas aos postos de saúde, já que as unidades ficarão o sábado inteiro exclusivamente dedicadas a aplicar vacinas. É a oportunidade que muitos precisam para colocar o cartão de vacina em dia, já que a agenda atarefada dos dias de semana não os permite ter acesso fácil às unidades de saúde.

No entanto, todos os postinhos de saúde vão aplicar vacinas nos interessados durante seu horário de funcionamento normal nos dias de semana. Veja abaixo a lista de postinhos e horários de atendimento.

A vacina é contraindicada durante a gestação pois contém o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado.

A doença

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Em até 5 cinco dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade. Pneumonia, otite aguda e encefalite aguda aparecem em estágios avançados. A doença pode deixar sequelas por toda a vida e, inclusive, causar a morte.

Tabela com endereços dos pontos de atendimento – foto: Reprodução
Etiquetas

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Fechar