DestaqueO dia

Rogério Golfetto defende instalação de eliminador de ar na tubulação de Vilhena

Objetivo é garantir economia ao consumidor

Com o intuito de garantir ao consumidor o direito de mais economia em suas contas de água, o vereador Rogério Golfetto (Podemos) indicou ao executivo pedido de estudo de viabilidade para instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de água residencial e comercial de Vilhena.

O vereador destacou em sua justificativa que são recorrentes as tubulações das redes de abastecimentos de água, quando desligadas por motivos operacionais ou decorrentes de crise hídrica, necessitar de total ou parcial esgotamento da tubulação.

Desse modo, quando a rede é novamente operacionalizada, por questões técnicas, é necessária a presença de pressão proveniente de ar comprimido para que a água consiga adentrar ao sistema de distribuição, fazendo com que os hidrômetros registrem o consumo, penalizando os consumidores.

“Ao pagar a conta de água, o consumidor paga também pelo ar que passa pelo cano. Segundo estudos, este ar é pago como água e pode significar cerca de 40% a mais da contagem dos metros cúbico e, consequentemente, maior valor na conta. Em algumas regiões esse cálculo pode gerar prejuízo aos consumidores de até 80%”, apontou Golfetto.

Muitas reclamações de consumidores em todo Brasil são registradas com a mesma problemática, havendo casos que a intervenção do Poder Judiciário é necessária para garantir ao consumidor seus direitos.

Em cidades como Sorocaba, Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ji-Paraná já é feito o uso deste aparelho.

Fonte
Da Assessoria
Etiquetas

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar