Especial

Drive-Thru: Segunda vacina de imunização em idosos acima de 80 inicia em Vilhena

A segunda dose se estendera até o dia 14

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) começou nesta quinta-feira, 11,  a imunização por meio de drive-thru (enquanto dirige) a idosos acima 90 anos em frente Câmara de Vereadores em Vilhena.

De acordo com uma das vacinadoras da equipe de imunização, Aline Aranha, a segunda dose de vacinas estão sendo aplicadas para os idosos acima de 80 anos que já receberam a primeira.

Aline ressalta, os pacientes que receberam a segunda dose é preciso, apresentar CPF, cartão de vacina, cartão do SUS, documento pessoal com foto e comprovante de endereço atualizado.

“ É necessário o paciente que tomou a primeira dose, apresente esses documentos exigidos pela Semus para poder saber que tipo vacina tomou na primeira e aplicar o mesmo tipo vacina na segunda dose”, reforça Aranha.

Aline disse ainda, o paciente que não tomou a vacina porque faltava alguns dias   para completar a idade exigida conforme o protocolo pelo Ministério de Saúde, também receberá a dose.

“ Esses pacientes que não tomaram a primeira vacina porque faltava alguns dias para completar 80 anos, não ficaram de fora, pois também receberam as doses que será feita amanhã, sexta-feira, no grupo de pacientes de 80 a 89 anos”, pontuou a vacinadora.

Paciente sendo atendido para receber a vacina

Aranha reforça que a vacina, surgirá nos pacientes alguns efeitos entre eles, febre de 38 graus; dor no corpo e diarreia, no prazo em até 48 horas. Contudo, o idoso que continua sentindo a reações, após o prazo, deverá entrar em contato com a equipe de imunização para poder ser notificado.

Aline finaliza que a segunda dose se estendera até o dia 14. Na sexta-feira a partir das 08h00 até às 13h00, a Praça dos Três Poderes/Câmara de Vereadores. No sábado estará disponível os postos de saúde Vitalina Gentil, que está funcionando na Policlínica João Luiz (ao lado do Corpo de Bombeiros, na Capitão Castro), o posto de saúde Afonso Mansur (avenida Brigadeiro Eduardo Gomes) e Liro Hoesel (atualmente funcionando no Jardim Greenville, próximo ao cemitério). Já no domingo a vacinação acontece apenas na policlínica João Luiz.

“ Aqueles idoso com 80 anos ou mais que estejam com problemas de saúde, acamados ou com mobilidade reduzida poderão solicitar que a equipe de vacinação faça a imunização em suas residências.  Lembrando que este Este atendimento será feito a partir dos cadastros que a atenção básica já tem dos pacientes nos postos de saúde”, finalizou Aline.

Fonte
Petter Vargas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo