DestaqueO dia

Festa realizada na capital pode aumentar número de infectados pela Covid-19 em RO, alerta deputado

Parlamentar disse que sistema de laboratório “travou” devido à grande quantidade de exames realizados em pessoas que participaram do evento

Pela primeira vez em quase um mês, desde quando iniciaram as atividades das autoridades de saúde do estado de Rondônia no combate ao coronavírus, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) deixa de emitir seu boletim informativo acerca do quadro geral de casos relacionados à doença em nível de estado.

A ausência do documento diário deixou veículos de comunicação no escuro em relação ao assunto, e quem acabou descortinando uma história perplexa e que pode mexer nos quadros da doença foi o deputado estadual Jair Montes (PTC).

Através das suas redes sociais, o parlamentar disse que o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do estado de Rondônia “travou” diante do que ele disse ser um alto número de casos positivos da doença. Montes relatou que uma festa que aconteceu no final de semana na capital, Porto Velho, foi o palco da transmissão que segundo ele foi em massa.

O vídeo do deputado ganhou as redes sociais por volta das 20 desta segunda-feira, 13. Ele disse estar revoltado com a situação e afirmou: “O Lacen não deu conta de rodar os exames de infectados. Travou o sistema”, garantiu. Jair revelou, ainda, que diversas pessoas que procuraram o laboratório para realizar os exames para constatar, ou não, a presença da covid-19 no organismo foi alto.

Último boletim de Agevisa constava 42 casos positivos da doença em todo estado

O deputado disse, ainda, que os números de casos positivos irão aumentar, em muito, em decorrência desta festa. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) através de nota à imprensa informou que o boletim não foi publicado em decorrência da “necessidade de confirmação, que deve constar na rede do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) do município de Porto Velho e do Estado de Rondônia, dos casos suspeitos de pacientes com coronavírus que participaram de um evento particular na Capital”, diz trecho da nota.

As autoridades de saúde relataram que os casos já foram inseridos na plataforma E-Sus, mas aguardam trâmites burocráticos para conclusão do trabalho. “O boletim será divulgado assim que todos os casos desta segunda-feira, 13, estejam confirmados, tanto em relação ao critério clínico epidemiológico como laboratorial”, diz nota.

Até este domingo, 12, de acordo com relatório da Agevisa, o estado de Rondônia registrou 42 casos positivos da doença em Rondônia. O que chamava atenção no relatório era o número de testes que ainda estavam no Lacen: apenas sete. O novo boletim de Agevisa deve sair a qualquer momento.

 

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo