DestaqueEspecial

Coronavírus em Vilhena: paciente com suspeita do vírus deve ligar para que autoridades vão à sua casa; entenda como funciona

Prefeitura confirmou primeiro caso suspeito no município, um garoto de 11 anos que esteve nos EUA com a família

Durante coletiva de imprensa da prefeitura de Vilhena na manhã deste domingo, 15, o diretor clínico do Hospital Regional, André Oliveira, fez recomendações importantes à população acerca dos cuidados com a saúde. A primeira foi manter a calma, principalmente pelo fato de o paciente de 11 anos com suspeita de coronavírus  ainda estar na fase de suspeita.

As demais indicações são básicas: lavar muito bem (e com frequência) as mãos, tomar bastante água, proteger os idosos, bem como pessoas com doenças crônicas,  evitar aglomeração e se alimentar muito bem, além de ingerir frutas que contenham vitamina C. O médico foi enfático ao fazer uma das recomendações mais importantes no caso: “Pessoas que apresentarem suspeita não devem procurar nenhuma unidade de saúde. É necessário que essa pessoa ligue para nós, que uma equipe vai até a residência para fazer o procedimento necessário”, explicou.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) acompanha o caso do garoto suspeito de estar com coronavírus, em Vilhena, desde a tarde desta sexta-feira, 14,  e reuniu-se com as autoridades e especialistas para elaborar as medidas de prevenção no município.

A Vigilância Epidemiológica fez visita no local e cumpre as medidas previstas no protocolo do Ministério da Saúde. A coleta de amostras para exame foi feita e, até quarta-feira, deve estar pronto o exame para H1N1 e, até o dia 23, o resultado para covid-19, emitido por laboratório de São Paulo.

“Estamos recebendo muitas ligações e verificando todos os casos. São cinco páginas de questões a serem respondidas para classificar um caso como suspeito e estamos sendo rigorosos no controle disso. O momento é de alerta para cuidarmos individualmente de nossa higiene e saúde”, explica Afonso Emerick.

“Quem está com sintomas de gripe deve usar máscara, pois pode transmitir o vírus. Os idosos são os mais ameaçados, e também aqueles que têm hipertensão, tabagistas, diabéticos ou doenças respiratórias”, explica o diretor clínico do Hospital, André Oliveira.

A lista de telefones que a prefeitura disponibilizou está abaixo:

Telefones dos Postos de Saúde para sanar dúvidas sobre o covid-19:

UBS Afonso Mansur 3321-5600

UBS Carlos Mazala 3322-6512

UBS Cristo Rei 3322-9666

UBS São José 3321-1578

UBS Industrial 3322-9321

UBS João Luiz 3321-5816

NOTA DO EDITOR – caro internauta, vale ressaltar que o caso do paciente de Vilhena ainda é considerado suspeito. Amostras do paciente já foram coletadas e encaminhadas ao laboratório. Todo cuidado se faz necessário, no entanto, por parte da população. O que você pode fazer? Lavar muito bem as mãos, se alimentar adequadamente, ingerir frutas com vitamina C, proteger os idosos, pessoas com doenças crônicas, evitar aglomeração de pessoas e ingerir muita água.

Etiquetas

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar