O dia

Com baixo estoque, Hemocentro pede doação de sangue em Vilhena

O Hemocentro de Vilhena está com estoque baixo de sangue e faz um apelo por doações. De acordo com a assistente social do Hemocentro de Vilhena, Michely Toledo, em Vilhena, mais de 20 mil doadores estão cadastrados no hemocentro, mas poucos doadores passam pela unidade diariamente.

Para se ter ideia do tamanho do problema a assistente social Michely Toledo informa que mensalmente o Hemocentro de Vilhena precisa de cerca de 350 bolsas de sangue para atender a demanda do Cone Sul, mas no mês de dezembro não conseguiu atingir a doação de 200 bolsas.

Segundo Michely Toledo, este período do ano é crítico para o banco de sangue, pois diversos fatores dificultam a visita de pacientes no hemocentro tornando o número de bolsas de sangue em estoque alarmante, uns dos fatores é a época festiva, as férias.

Além disso, a assistente social ressalta que nesta época do ano a demanda aumenta, enquanto as doações diminuem. Por conta disso, o hemocentro está convocando todos os doadores fidelizados, e também busca novos voluntários.

“Contamos com a solidariedade dos vilhenenses para doar sangue e ajudar a salvar vidas”, disse Michely Toledo.

A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30minh. O hemocentro está localizado na Avenida Jô Sato, número 405, Bairro Jardim América.

Regras para doar sangue

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, estar com documento com foto e bem alimentado. O doador deve ter 50 quilos ou mais e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem estar em uso de medicamentos. Além disso, é recomendado que o doador tenha dormido pelo menos 6h na noite anterior e evitar alimentos gordurosos 3h antes da doação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar