DestaqueO dia

PF desarticula esquema de adulteração de medicamentos para emagrecimento em RO

Na fórmula dos produtos constava substâncias que causam dependência

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 16, a Operação Mutare, visando desarticular associação criminosa voltada para a prática de crimes contra a saúde pública.

A investigação aponta que o grupo era responsável por vender produtos destinados ao emagrecimento como se fossem suplemento alimentar, contendo apenas produtos de origem natural em sua fórmula.

Ocorre que, após a perícia, verificou-se que tais produtos eram adulterados, sendo constatada a presença de substâncias que podem causar dependência e que constam da lista de produtos controlados da ANVISA.

A ação decorre de trabalho conjunto da Polícia Federal e Ministério Público Estadual de Rondônia, que resultou no cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e uma de prisão preventiva, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal em Porto Velho e cumpridos na capital.

Os valores arrecadados com as vendas dos produtos somam mais de R$ 250 mil em um ano.

Os investigados serão ouvidos na Superintendência da PF em Porto Velho e responderão pelos crimes de associação criminosa e venda de produto adulterado destinado a fins terapêuticos e medicinais (artigos 273 e 288, todos do Código Penal).

O termo “mutare” refere-se à modificação dos produtos terapêuticos e medicinais e sua consequente comercialização, causando prejuízo fisiológico e financeiro aos consumidores.

 

Fonte
Texto: Da Assessoria

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo