Política

De olho na reeleição, Japonês pode deixar do PV para se filiar ao DEM

Senador Marcos Rogério fez o convite

Comenta-se nos bastidores da política local que o prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês (PV) está de malas prontas para migrar para o Democratas (DEM) partido que atualmente tem como estrela maior o Senador Marcos Rogério. Assessores ligados ao prefeito relatam que a jogada está sendo tratada com muita discrição, e apenas entre pessoas muito próximas de Eduardo.

Caso sua saída do Partido Verde, atualmente liderado pelo deputado estadual Luizinho Goebel seja efetivada, este será o segundo prefeito do cone sul que abandona as trincheiras da legenda em detrimento do DEM. A primeira foi a prefeita de Chupinguaia, Sheila Mosso.

Ainda segundo assessores do prefeito, sua troca partidária se deu através de um convite do próprio senador Marcos Rogério, que está mirando candidatura ao governo do estado de Rondônia. Na tentativa de garantir mais apoio político ao seu projeto, o senador vem tentando conquistar o maior número de prefeitos para a legenda que comanda.

A possível ida de Japonês para o DEM provoca, no entanto, algumas modificações internas. O empresário Darci Cerutti, que foi vice-prefeito de Vilhena e membro do DEM desde a época em que o partido se chamava PFL pode deixar a legenda por conta do novo membro. Comenta-se que Japonês só aceitou migrar para o Democratas se tiver poder absoluto sobre o partido, o que teria sido aceito pelo senador.

Darci sempre foi uma grande liderança dentro do DEM e com a modificação, encerra suas atividades levando consigo outros membros de outrora. É provável, no entanto, que Cerutti ingresse as fileiras do Podemos, porém não há nada confirmado.

ENTENDA A JOGADA

Em decorrência da nova legislação eleitoral, os partidos precisam ter candidatos a prefeito no maior número de municípios por conta do fundo eleitoral para as campanhas. Sem suma: quando mais prefeitos estiverem no páreo, mais força – e dinheiros – os partidos terão para suas campanhas eleitorais.

 

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo