Cultura e entretenimentoDestaque

Espetáculos teatrais e vídeos de acadêmicos da UNIR serão apresentados nos dias 26, 27 e 28 de março

Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Universidade Federal de Rondônia (DArtes/UNIR) chega à sua 3ª edição com apresentações de dois espetáculos ao vivo, quatro obras audiovisuais e um seminário

Os apreciadores do teatro já têm data marcada para voltar a sentir a magia que a cena proporciona, mesmo que de forma remota, devido à pandemia da Covid-19. De 26 a 28 de março de 2021 acontecerá a III Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Universidade Federal de Rondônia (DArtes/UNIR) – III MEDU. O evento será on-line, transmitido via Youtube, sempre às 19h, de forma gratuita.

A programação, que terá dois espetáculos ao vivo e exibição de quatro obras audiovisuais, é voltada para maiores de 14 anos e contará com tradução/interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e audiodescrição.

O projeto foi contemplado pelo Edital nº 80/2020/Sejucel-Codec 1ª Edição Pacáas Novos – Edital de Chamamento Público para difusão de festivais, mostras e feiras artísticas e culturais (Lei Federal 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc).

A Mostra de Encenações é um projeto de extensão do Departamento de Artes da Universidade Federal de Rondônia, mais especificamente do Curso de Licenciatura em Teatro, com coordenação do Professor Dr. Luciano Oliveira. Trata-se de um evento no qual são apresentados ao público os projetos de encenação e artísticos desenvolvidos pelos alunos das disciplinas Linguagem da Encenação Teatral e Fundamentos da Direção Teatral, ministradas por esse professor.

Duas edições já foram realizadas no Teatro Guaporé, em Porto Velho (RO): uma em 2017 e outra em 2018. Em sua 3ª edição, a Mostra será realizada totalmente on-line, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. E para esse novo momento, “[…] as expectativas são as melhores possíveis, porque será a primeira vez que a mostra ocorrerá de forma remota. Sendo assim, poderemos atingir um público muito mais amplo, inclusive de outros países. Desta forma, a visibilidade para os trabalhos apresentados será bem maior”, projeta Luciano.

Para a 3ª edição, Luciano adianta que o público pode esperar muita emoção,  pois os trabalhos que foram apresentados até então [nas duas mostras anteriores] contaram com diversos estilos e gêneros teatrais. “A 3ª edição será especial porque, além de espetáculos teatrais ao vivo, serão exibidos também projetos audiovisuais resultantes de experimentações cênicas que estavam ocorrendo antes da pandemia.

de Covid-19. Os alunos/artistas participantes tiveram que se virar criativamente para adaptarem para o universo tecnovivencial, ou seja, para a internet, as suas experiências vivenciais, aquelas decorrentes das trocas ao vivo entre cena e público”, explica o professor.

Após as apresentações ocorrerão conversas com os artistas envolvidos nos espetáculos e obras audiovisuais. Os bate-papos serão coordenados pelo Professor Luciano Oliveira. “Por fim, realizaremos, pela primeira vez, junto com a mostra, o Seminário Processos Criativos em Tempos de Pandemia de COVID-19: do Teatro Convivial à Arte Tecnovivial, que acontecerá no dia 30 de março, das 14h às 18h”, informa Luciano.

Fonte
Redação

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo