DestaqueO dia

Coronavírus: depois de quatro dias seguidos, Vilhena não registra casos suspeitos

Cirurgias da rede pública foram desmarcadas e servidores de folga devem retornar aos trabalhos

Nenhum novo caso suspeito foi identificado em Vilhena. Portanto, o município segue com quatro casos suspeitos e nenhum caso confirmado de Coronavírus (covid-19).

As ações da Prefeitura de Vilhena, mesmo assim, continuam com a finalidade de preparar o município para enfrentar a doença, especialmente considerando que há mais de 11 mil casos suspeitos no país e mais de 500 confirmados por secretarias estaduais de saúde do Brasil.

Para facilitar a comunicação entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a população, a Prefeitura disponibiliza, a partir desta quinta-feira, 19, o número de telefone (69) 3321-4338 para centralizar pedidos de informação e denúncias a respeito do covid-19 em Vilhena. O canal de comunicação também será importante para evitar a disseminação de fake news e funcionará das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Além deste número, a Prefeitura ressalta que o Disque Saúde 136, do Governo Federal, também tem o mesmo objetivo e já está disponível 24h, todos os dias da semana.

A Vigilância Epidemiológica de Vilhena recomendou por meio de alerta em documento que viajantes que estiveram em outros países ou em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte permaneçam em isolamento domiciliar após sua chegada em Vilhena por pelo menos:

– 7 dias, caso não apresentem sintomas de gripe

– 14 dias, caso apresentem sintomas de gripe

Os sintomas de alerta são: coriza, tosse, falta de ar, dificuldade para respirar e febre.

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Vilhena capacitou nesta quarta-feira, 18, os trabalhadores do aeroporto Brigadeiro Camarão, para que providenciem sala de isolamento, orientem os passageiros e comuniquem a prefeitura quando do aparecimento de casos suspeitos.

Diversas entidades do município participarão hoje da possível formação de um comitê municipal de enfrentamento da pandemia, a fim de a administração tomar decisões com o envolvimento da comunidade e suas organizações.

Todos os agentes comunitários de saúde receberam instruções da Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta quinta-feira, 19, e foram orientados sobre a distribuição de equipamentos de proteção individual, medidas de segurança e procedimentos na cidade.

Os dois conselhos tutelares da cidade também informaram que atenderão somente por plantão telefônico e manterão a sede da entidade fechada. Os telefones disponíveis 24h para denúncias e informações são (69) 98467-4020 e 98459-5777.

A Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio anunciou que todos os cursos que realizaria neste e nos próximos meses em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estão suspensos. Novas datas serão anunciadas conforme o progresso das contingências do covid-19.

Por meio do decreto número 48.772, a prefeitura convocou todos os servidores da Semus que estão em férias ou licença prêmio para retornar às atividades no dia 23 de março, como maneira de reforçar o grupo de profissionais imbuídos no combate à pandemia. O decreto não inclui os servidores que estiverem fora do país.

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Vilhena também emitiu documento com diversas recomendações e determinações. Leia abaixo na íntegra.

 

Recomendações

I – Shopping, bares e restaurantes são recomendados a observar a organização de suas mesas com distância mínima de dois metros entre elas. Nos eventos abertos recomenda-se a distância mínima de um metro entre as pessoas.

II – Todos os estabelecimentos comerciais, industriais, feiras livres e quaisquer outros, nos quais aglomerem-se pessoas, são recomendados a disponibilizar dispensadores de álcool em gel (70%) antisséptico, em locais visíveis e de fácil acesso a todos os clientes e funcionários e, ainda, ter avisos expostos com orientações sobre a importância da higienização adequada das mãos no combate à disseminação de doenças.

III – É recomendado que sejam suspensos ou adiados todos os atendimentos odontológicos no setor privado, exceto aqueles que sejam urgência ou emergência.

 

Determinações

 

I – O atendimento nos postos de saúde se dará por livre demanda (ordem de chegada) em todos os turnos de funcionamento das unidades

II – O atendimento odontológico nas unidades básicas de saúde será somente em caráter de urgência ou emergência.

III – Estão suspensas as ultrassonografias eletivas no Hospital Regional de Vilhena (HRV)

IV – Estão suspensas as cirurgias eletivas no HRV, inclusive as de catarata do Projeto Visão

V – Devem ser suspensos eventos como: shows, congressos, religiosos, treinamentos, reuniões e quaisquer outras atividades com participação de mais de 50 pessoas em ambiente interno. O mesmo vale para eventos com mais de 100 pessoas em ambiente externo.

VI – Devem ser suspensas as atividades físicas em locais fechados

VII – Devem ser suspensas as atividades coletivas de cinemas e casas noturnas

As medidas terão prazo de 15 dias, podendo ser prorrogadas por igual período

 

 

Fonte
Da Assessoria

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo