O dia

Reunião define detalhes da criação do Conselho Municipal do Turismo

Planos traçaram metas e objetivos para fomentar o turismo local

O Conselho Municipal do Turismo (Comtur) de Vilhena foi criado através de reunião no auditório da Prefeitura de Vilhena através de evento organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic). Foram discutidos meios de fomentar o turismo de forma sustentável.

Realizado na semana passada, o encontrou atraiu servidores e secretários de diversas pastas da Prefeitura, empresários do setor turístico e órgãos parceiros como Sebrae, Aciv, Senac, Câmara de Vereadores e outras. Foram discutidas quais as ações previstas para o ano de 2020 para o desenvolvimento do Turismo local e como os conselheiros poderão colaborar na implantação de várias ações de fortalecimento do ramo na cidade.

A próxima etapa envolve reunião junto ao prefeito Eduardo Japonês para nomear e dar posse aos membros através de decretos. A lista ainda não está completa, pois depende de confirmação formal daqueles que foram indicados.

Criado pela lei municipal nº 5.094, de 12 de junho de 2019, o Comtur tem como objetivo, segundo a lei, “implementar a Política Municipal de Turismo Responsável, visando criar condições para o aperfeiçoamento e desenvolvimento, em base sustentável, da atividade turística local, de forma a garantir a preservação e a proteção do patrimônio natural, cultural, histórico, o bem-estar de seus habitantes e turistas, além de auxiliar na orientação, promoção e gerência do desenvolvimento do turismo e das políticas públicas voltadas a este setor no Município”.

É formado por um representante dos seguintes setores:  hospedagem; restaurantes, bares, lanchonetes e similares; transportes de passageiros na área urbana; artesãos; agências de viagens e turismo; Programa de Regionalização do Ministério do Turismo; Associação Comercial e Industrial de Vilhena; Câmara de Dirigentes Lojistas e Câmara Municipal de Vereadores. Além disso, há no conselho dois representantes escolhidos pelo chefe do Poder Executivo Municipal.

Marcondes Cerrutti, titular da Semtic, ficará responsável pelo chamamento, coordenação dos programas e organização das atividades do conselho.

De acordo com Marcondes Cerutti, Vilhena é a segunda cidade com maior potencial turístico em Rondônia, pois, “junto com Cacoal, estamos na categoria B de potencial turístico no Mapa do Turismo de Rondônia, elaborado pelo Ministério do Turismo. A classificação leva em conta a quantidade de estabelecimentos de hospedagem formais, de empregos formais nesses estabelecimentos e número de visitantes nacionais e internacionais”, revela.

O representante do Senac, Marcelo Rafael, apresentou a lista de cursos gratuitos que a entidade ofertará ao grupo. Além disso, os conselheiros eleitos já foram convidados para o 2º Encontro Estadual do Turismo, que acontece nos dias 23, 24 e 25 deste mês na cidade de Cacoal.

Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone (69) 3919-7016 ou pelo e-mail semtic@vilhena.ro.gov.br.

Fonte
Da Assessoria

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo