DestaquePolítica

“Cone sul ficou numa condição privilegiada”, diz deputado Chiquinho sobre zoneamento socioeconômico

Região é berço do agronegócio em Rondônia

Em sua última visita a Vilhena – quando participou do lançamento da pré-candidatura a prefeito do professor Miguel Câmara (relembre AQUI) – o deputado estadual Chiquinho (PSB) conversou com a equipe de reportagem da Gazeta Amazônica e falou um pouco sobre seu primeiro ano de mandato, notadamente acerca de suas atividades na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO).

Chiquinho é um dos parlamentares imbuídos no trabalho relacionado ao zoneamento do estado de Rondônia para a agricultura e pecuária. De acordo com o parlamentar, até o fim do primeiro bimestre de 2019, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) deve encaminhar relatório à ALE-RO com definição das áreas produtivas no estado.

O deputado explicou que o cone sul de Rondônia ficou em uma situação privilegiada, com suas áreas de produção nas melhores posições do zoneamento (todas em pontos 1.1 e 1.3, consideradas de boa localização para produção). “Logicamente que as áreas de preservação foram vistas no estudo e respeitadas suas delimitações, de modo que conseguimos conciliar preservação com produção”, disse o deputado.

Expansão agrícola

Questionado acerca do posicionamento das áreas consideradas de expansão agrícola do estado – regiões concentradas ao norte, na capital, Porto Velho, Vale do Jamari, dentre outras – Chiquinho explicou que estas áreas também foram contempladas no estudo e que a expansão do agronegócio no estado está garantida. “Trata-se de um trabalho feito com muita responsabilidade, ações técnicas que visam garantir o desenvolvimento de Rondônia com as devidas precauções voltadas ao meio ambiente, mas sem prejudicar o homem do campo”, relatou.

 

 

Etiquetas

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Fechar