DestaquePolítica

Vice pega diárias para ir a Porto Velho no mesmo dia em que governador e secretário de saúde visitam o cone sul

Valéria alegou que iria à capital resolver problemas do município acompanhada do secretário de saúde

Em pesquisa pelos portais da transparência dos municípios que compõem o cone sul de RO, a Gazeta Amazônica encontrou diversas incoerências de membros do poder público durante este período de pandemia. O mais emblemático da pesquisa é o da vice-prefeita de Pimenteiras do Oeste, Valéria Aparecida Marcelino Garcia (PP).

Ela pegou, de acordo com o Portal da Transparência do município, R$ 1750 em diárias para ir à capital, Porto Velho, entre os dias 16 e 18 de junho. O objetivo da viagem apresentada na justificativa da diária era acompanhar o secretário municipal de saúde, Rodrigo Sordi Moreira, para resolver o que ficou definido na justificativa como assuntos referentes ao município, além de participar de uma reunião do conselho de secretaria municipal de saúde.

O que é incoerente, neste caso em específico, é que no mesmo dia em que a vice-prefeita deixou Pimenteiras do Oeste com destino à capital, o governador Marcos Rocha (sem partido) e o secretário de saúde, Fernando Máximo, estavam em Vilhena entregando cinco respiradores para os municípios de Vilhena, São Miguel do Guaporé e Pimenta Bueno.

O encontro reuniu diversos secretários de saúde da região, bem como de outras partes do Estado. Somente no mês de junho, a vice-prefeita consumiu R$ 2.450 em diárias alegando  compromissos fora do município. O município de Pimenteiras do Oeste é um dos menores do país e consequentemente conta com poucos recursos na área da saúde.

O município tem quase 30 casos confirmados da doença e estabeleceu uma série de restrições, inclusive visitação de turistas – que é um dos motes da economia local – a fim de quebrar o círculo de contaminação do novo coronavírus.

Pimenteiras também acompanhou o decreto do governo do Estado proibindo aglomerações e demais atividades que promovam interação social. O site não conseguiu contato com a vice-prefeita, mas deixa espaço aberto a ela caso queira se manifestar sobre o assunto.

Gráfico mostra valor de diárias consumido pela vice-prefeita durante a pandemia – foto: Reprodução/ Portal da Transparência

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo