O dia

A pedido de motoristas de aplicativos, Semtran realiza fórum sobre atividades da categoria

Mais de 50 motoristas acompanharam discussões, sugestões e formas de atuar na cidade

O auditório do Sicoob Credisul foi palco na tarde desta segunda-feira, 19, de um extenso debate sobre a atuação e comportamento dos motoristas de transporte via aplicativos em Vilhena. O evento foi idealizado a partir de um pedido do Urbano Norte e realizado pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran).

Estiveram presentes na palestra o secretário de Trânsito, Roccio Candido, o chefe da Ciretran de Vilhena, Gustavo Ozeika, o vereador Rafael Maziero (PSDB), o assessor executivo da Semtran, José Teixeira, bem como a representante da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), Rita Corrêa, a chefe de gabinete Margarida Duarte, e o diretor do aplicativo Urbano Norte, Jamir Santos. Além disso, houve massiva presença dos motoristas de aplicativos Urbano Norte e Mob Luxo.

Roccio Aires agradeceu a presença dos motoristas de aplicativos e falou da importância da Semtran, no cotidiano dos motoristas. “A nossa secretaria está de portas abertas. Queremos o melhor para o trânsito local. Queria agradecer a empresa pela iniciativa de nos procurar e, sempre que necessário, vamos firmar parcerias como essa”, disse.

Educador de Trânsito da Semtran, o capitão Teixeira, falou sobre vários aspectos de comportamento do motorista de aplicativo. “É necessário saber a importância do trato com o passageiro, a apresentação pessoal e o cuidado com a higiene do veículo e do condutor. Respeito às leis é vital para que casos de estupro e assédio não sejam mais relatados”, concluiu.

Evento teve como finalidade instruir e aproximar autoridades e profissionais – foto: Divulgação

O vereador Rafael Maziero falou sobre a demasiada burocracia no Brasil, com foco para a regulamentação destes aplicativos. “Os grandes centros já mostraram o quão é necessário este serviço. Estou aqui para defender a classe. Um Brasil tão burocrático, às vezes, desanima o trabalhador e, por isso, estamos nos esforçando para facilitar a vida de todos. Me coloco à disposição e não medirei esforços para quem quer empreender”, destacou.

Jamir Santos lembrou a importância da capacitação dos motoristas de aplicativos. “A Urbano Norte já está em Vilhena há mais de um ano. Queremos nos aprimorar e estabelecer novas diretrizes de atuação. O poder público deve acompanhar isso. Aqui recebemos orientações sobre o bom comportamento dos motoristas junto à população que foram importantes”, relata o diretor do aplicativo, ao agradecer o apoio do município.

O chefe da Ciretran de Vilhena, Gustavo Ozeika, ministrou a palestra “O Veículo Legalizado Junto à Ciretran” com detalhes técnicos e práticos do dia-a-dia de atuação. “A Ciretran de Vilhena atua na conscientização destes condutores que trabalham no trânsito de forma remunerada para que tenham segurança. Sabemos que alguns se excedem. Mesmo assim, queremos fazer com que estes profissionais sejam nossos parceiros, enquanto alertamos que irregularidades serão penalizada”, conclui Ozeika.

Pontos turísticos de Vilhena e o potencial econômico deste setor foram apresentados por Rita, da Semtic. O fórum foi finalizado com a palestra ‘A Lei do Uber, Relações Humanas e Crimes Sexuais – Tipos de Assédio’, ministrada pelo educador José Teixeira de Oliveira.

Fonte
Da Assessoria

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo