DestaquePolítica

Alegando dar fôlego à população, Japonês anuncia prorrogação de prazo para desconto em IPTU

O próprio prefeito impôs um aumento do tributo considerado abusivo pela maioria da população

Alegando dar maior fôlego financeiro à população, o prefeito de Vilhena,  Eduardo  Japonês (PV) decidiu prorrogar para 30 de maio o prazo final para pagamento com  desconto do Imposto Predial  e Territorial Urbano (IPTU) do município. De acordo com dados da prefeitura de Vilhena, o desconto para terrenos com edificação é de 15% e para terrenos baldios, de apenas 10% no pagamento à vista.

A entrega de carnês nas residências foi suspensa pela prefeitura de Vilhena em decorrência dos cuidados com a proliferação do vírus, então quem precisar do carnê (inclusive para pagamentos em atraso) poderão retirar pela internet. Para ter acesso ao link de acesso basta clicar aqui.

Ainda de acordo com a prefeitura, o contribuinte que quiser solicitar isenção também  tem prazo até o dia 30 de maio. Quem não tiver acesso à internet ou encontrar dificuldades para realização das emissões, basta procurar a prefeitura entre as 7h às 13h ou agendar atendimento presencial na Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz). Os números são 3919-7080, 3919-7011 ou 3919-7012 (WhatsApp).

Arrocho

O reajuste do IPTU imposto pelo  prefeito  Eduardo Japonês causou insatisfação geral da população, principalmente do empresariado que vai pagar muito mais aos cofres públicos do município.  O prefeito garantiu a aprovação da lei no ano passado e tentou aplicar os novos valores ainda em 2019, porém foi barrado pela justiça devido a ilegalidade tempestiva, prejudicando a estratégia de reeleição do prefeito.

O preço abusivo do imposto passou a vigorar em 2020 e alguns empresários do município chegaram a contestar os valores. Com a chegada do coronavírus no estado e a recessão econômica causada pela pandemia o pagamento do imposto pode ser prejudicado.

Lei que embasa solicitação de isenção – foto: Reprodução

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo