Cultura e entretenimento

Documentário sobre seringal rondoniense é lançado em Vilhena; veja vídeo

O vídeo retrata experiências vividas por um pioneiro, em um seringal localizado em Guajará-Mirim.

Nesta quarta-feira (24) foi realizado o lançamento através de live do vídeo experimental “Memórias de um seringueiro Rondoniense” que conta a história do pioneiro Pascoal Moraes, de 81 anos.

A obra cinematográfica relata as experiências vividas por Pascoal quando viveu no seringal em Guajará-Mirim (RO). No lançamento do vídeo foi oferecida uma oficina de direção de vídeo experimental.

O projeto foi contemplado no edital nº 78/2020/SEJUCEL-CODEC, 1ª Edição Jair Rangel “Pistolino” do Edital de Chamamento Público para Produção Audiovisual no Eixo V na Categoria Experimental, com recursos do “Governo do Estado de Rondônia/SEJUCEL/FEDEC/RO”, Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), Governo Federal.

Vanessa informou que o vídeo conta com classificação livre e pode ser visto através do seguinte link: https://youtu.be/Fy3pTSl3ChU .

Sobre o vídeo

A obra cinematográfica retrata a vida do pioneiro de Rondônia, Pascoal Moraes. Nascido em 1940 em Porto Velho, que ainda era território do Mato Grosso. Ele teve uma infância simples e árdua, desde muito cedo começou a trabalhar.

Após a morte de seu pai, Pascoal, foi trabalhar quebrando pedra com sua mãe e irmã. Alguns meses depois seu tio, capitão Alípio descobriu o paradeiro deles e os levou para Guajará Mirim.

Mais alguns meses e sua mãe casou-se novamente e mudaram-se para o seringal do então esposo de sua mãe. Pascoal viveu um bom tempo no seringal e passou por muitas aventuras que contará no vídeo. A história de vida deste rondoniense mostra a luta para sobreviver e de seringueiro ele trabalhou na aeronáutica até ser transferido para os correios onde se aposentou e atualmente vive feliz em Vilhena com sua esposa e filho.

 

Texto: Assessoria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo