DestaqueO dia

O que você precisa saber sobre o Coronavírus em Rondônia pra começar sua semana

O estado manteve o número de seis casos positivos da doença e nenhuma morte

Com os casos de Coronavírus se espalhando pelo país, fica cada vez mais difícil acompanhar e entender exatamente o processo de evolução do vírus e saber os procedimentos adotados pelas autoridades de saúde, uma vez que a velocidade com a qual o Coronavírus se espalha, força uma mudança constante de procedimentos. Em Rondônia, o site Gazeta Amazônica fez um levantamento para que o internauta esteja ciente do que aconteceu até o final deste domingo, 29.

De acordo com o último boletim emitido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) do estado, em Rondônia – até o dia 28 de março, data da emissão do último boletim informativo do órgão – haviam seis casos confirmados da doença, sendo que 243 foram descartados e 249 ainda aguardam resultados. As amostras de pacientes rondonienses estão sendo encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do estado de Rondônia, que, segundo publicação do site Rondônia Agora, da capital, Porto Velho, estava sem realizar exames há quatro dias.

Pelas redes sociais, o secretário de estado da saúde, Fernando Máximo confirmou parcialmente, no sábado, 28, a informação e disse que o laboratório não estava realizando os testes porque não há kits para o procedimento. Estes kits, de acordo com o secretário, são enviados pelo Ministério da Saúde e estão em falta em todo mundo por decorrência da pandemia.

No vídeo abaixo, o secretário de estado da saúde, Fernando Máximo, anuncia a chegada dos kits em Rondônia.

Se liga nesse recado :O Ministério da Saúde estava enfrentando dificuldades no envio dos novos kits com os testes de Coronavírus para diversos estados do Brasil, entre eles Rondônia. Porém, na tarde deste domingo, às 14h30 os kits novos chegaram no LACEN/RO, que imediatamente normalizou as análises para o COVID-19.⚠️Importante⚠️Alguns veículos de comunicação online publicaram informações erradas, afirmando que o Governo de Rondônia estava a mais de quatro dias sem realizar exames para coronavírus.Em uma chamada de vídeo, divulgada em suas redes sociais, o Secretário do Estado da Saúde Fernando Máximo esclareceu que na sexta-feira (27) e no sábado (28) não foram feitos os testes para COVID-19 porque os kits fornecidos pelo Ministério da Saúde não haviam chegado. A previsão de entrega era na terça-feira (24). Os testes foram feitos até quinta à noite.Atualmente, em todo o país e no mundo, a aquisição de kits de testes para coronavírus está sendo um desafio. Não é uma exclusividade do Estado de Rondônia. Mesmo com a impossibilidade do LACEN/RO em realizar testes específicos para COVID-19, a equipe de técnicos do laboratório continuaram normalmente os testes para outros vírus, obedecendo rigorosamente o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde para indicação ou anulação de novos casos nesta situação.Mesmo não tendo pacientes graves internados com coronavírus, a Sesau está se adiantando e montando leitos de UTI novos, com respiradores e toda aparelhagem necessária, adquirindo novos EPI's, entre outros. Há uma sala de situação com várias entidades como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Agevisa, Sesau, CIEVS que diariamente debatem e demandam estratégias e medidas de segurança em construção. Aliás, algumas já em execução.O Governo de Rondônia, através da sua Superintendência Estadual de Comunicação (SECOM), afirma que tem compromisso com a transparência e a verdade, seguindo os princípios constitucionais que regem a comunicação na administração pública. E novamente pede ajuda da população rondoniense no enfrentamento às “fake news”, bem como, compartilhamento de conteúdos não oficiais que contribuem para a disseminação do pânico na sociedade.No mais, lembre-se: se você pode, fique em casa! O bom senso um, garante a saúde de muitos.Recado a comunidade surda.Devido a velocidade da informação, o vídeo no formato Tela Mais Acessível está em produção e será lançado em breve para o público surdo acompanhar.

Posted by SESAU – Secretaria de Estado da Saúde on Sunday, March 29, 2020

Já no domingo, 30, o secretário utilizou as redes sociais para informar que os kits começaram a chegar no estado. Os novos testes já estão em andamento.

No município de Vilhena, maior do cone sul do estado, são 11 casos ainda considerados suspeitos, sendo que dois já foram descartados e ainda não há nenhum caso positivo da doença causada pelo Coronavírus, que é a covid-19.

O Ministério da Saúde, em sua última atualização informou que até o domingo, 30, haviam 4.256 casos confirmados da doença, que já provocou 136 mortes em diversos pontos do território nacional. O maior foco da doença, no Brasil, é o estado de São Paulo. Porém, de acordo com o Ministério da Saúde, todos os estados da federação confirmaram casos positivos da covid-19.

Boletim emitido pela Agevisa sobre o quadro da pandemia em Rondônia – foto: Reprodução/Agevisa

 

Rômulo Azevedo

Jornalista e graduado em Marketing, atua na comunicação desde 2006. Especialista em Jornalismo on-line, com experiência em Assessoria de Comunicação e Marketing. Está na Gazeta Amazônica em busca de novas formas de se fazer Jornalismo em Rondônia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo