Destaque

Vilhena anuncia testes em pacientes voluntários com sintomas do novo corona vírus

Cerca de mil vilhenenses serão testados pela prefeitura a fim de receber atendimento imediato

Com o objetivo de identificar pacientes com covid-19 logo no estágio inicial da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai realizar nesta semana campanha de testagem em massa de vilhenenses.

Serão testados somente pacientes com sintomas do novo coronavírus ou aqueles que tenham tido contato recente com pessoas positivadas. A expectativa é verificar a presença do vírus em cerca de mil pessoas de terça-feira a quinta-feira, das 13h30 às 18h, em frente à Câmara Municipal de Vereadores, no formato drive-thru.

“Agradeço ao governador Coronel Marcos Rocha que nos enviou os testes rápidos de antígeno, um novo tipo de testagem que dá resultados em até 30 minutos e que permite identificar a infecção nas vias nasais, através do swab, o cotonete estéril. Isso faz com que consigamos encontrar quem acabou de se contaminar e já poderemos fazer o atendimento médico imediato, bem como isolar a pessoa e os contatos com quem ela teve ficarem alertas”, explica o prefeito Eduardo Japonês.

O teste de antígeno enviado pelo Governo do Estado a vários municípios permitirá o controle da disseminação do vírus, já que o sistema permite identificar a contaminação do sars-cov-2 entre dois e sete dias, ou seja, no início da infecção. Antes essa análise precisava ir para Porto Velho, para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Rondônia, e poderia demorar vários dias para ter seu resultado publicado.

“É uma ferramenta ótima para o controle da pandemia. Isso feito junto da vacinação ágil e do atendimento eficiente da Prefeitura no Ambulatório Covid-19 vai ajudar a impedir a disseminação do novo coronavírus na cidade. Nossa meta é examinar cerca de mil pessoas nesses três dias”, explica a secretária municipal de Saúde, Siclinda Raasch.

A Semus tem cerca de 5 mil testes em estoque, entre os novos recebidos recentemente para detecção do antígeno (vírus) e os testes rápidos, de sangue. A Prefeitura vai usar cerca de 20% deste total até quinta-feira e manter o restante para os próximos meses a fim de garantir capacidade de testagem nas unidades de saúde, visto que a cada dia cerca de 50 novos suspeitos são registrados.

No drive-thru estarão disponíveis também os testes rápidos de sangue, que oferecem resultado em cerca de 15 minutos. Eles serão aplicados em pacientes que estejam com 7 dias ou mais de sintomas, visto que detectam a presença dos anticorpos fabricados em grande quantidade pelo sistema imunológico contra o sars-cov-2 apenas uma semana após a infecção.

Os pacientes serão informados do resultado de seu exame pelo telefone no mesmo dia ou no dia seguinte, conforme a demanda da equipe de profissionais e a quantidade de pessoas que procurarem a testagem. A equipe de saúde fará então o encaminhamento dos positivados para o Ambulatório Covid-19, onde os médicos poderão prescrever medicamentos, emitir atestados, encaminhar para internação e dar orientações sobre cuidados necessários.

Em 2020 a Prefeitura fez também a testagem em massa na cidade com o uso de um carregamento de testes rápidos. Esta segunda ação permitirá também verificar a quantidade de pacientes contaminados atualmente que podem estar assintomáticos, mas transmitindo.

Semcom

SEGUNDA CAMPANHA DE TESTAGEM da Prefeitura de Vilhena analisará cerca de mil pessoas

Fonte
pacientes voluntáriosRedação com informações da Semcom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo